Blog

Por que realizar a SIPAT na sua empresa?

26/08/2021

A SIPAT é um dos principais eventos voltados à saúde e segurança no trabalho e éuma excelente forma de receber orientação de profissionais. As empresas que previnem acidentes de trabalho garantem diversos benefícios. Oscolaboradores passam a se sentir mais valorizados, reduzindo o risco deafastamento por lesões e colaborando com aumento na produtividade. A SIPAT éuma ferramenta recomendada para ampliar a conscientização de uma equipe. É um investimento pensando na qualidade das atividades desenvolvidas.

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, representada pela siglaSIPAT, é uma semana onde os colaboradores da empresa são orientados apraticarem atividades laborais sem riscos e cuidarem melhor de sua saúde de umamaneira geral. A ideia é que estas orientações sejam colocadas em prática duranteo ano de trabalho. 

Importância da CIPA na SIPAT:

Não podemos falar da SIPAT sem mencionar a Comissão Interna de Prevenção deAcidentes, a CIPA. Ela tem como objetivo reduzir as doenças causadas pelasatividades laborais. Outra meta é identificar as condições de risco existentes notrabalho para proporcionar um ambiente muito mais seguro aos funcionários.

Quais os objetivos da SIPAT? 

A SIPAT não pode ser considerada somente como uma semana de palestras, poiseste evento tem como principal objetivo conscientizar e orientar os funcionários dosmais variados segmentos em relação aos perigos ocasionados durante asatividades laborais. Os colaboradores devem ter em mente que a segurança deveestar em primeiro lugar, evitando riscos desnecessários.

Benefícios para os funcionários:

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, se organizada naempresa, trará muitas vantagens para os funcionários. Serve para deixar o ambientemais harmonioso, já que todos os trabalhadores irão atuar em prol da segurança.

Os funcionários que passam o ano inteiro numa rotina incessante de trabalho, têmna SIPAT uma semana para terem uma reciclagem sobre informações relacionadasa prevenção de acidentes e boas práticas de saúde. Isto proporciona um time maisintegrado, participando de dinâmicas em conjunto e criando um vínculo entre eles, oque gera um local de trabalho mais harmonioso e próspero.

Como fazer na sua empresa?

A empresa deverá divulgar as informações para os trabalhadores de maneira clara eobjetiva. É interessante que as práticas passem por modificações de um ano para ooutro, não as tornando enjoativas.

A Segplan é uma empresa especializada em SST

Contamos com uma equipe especializada com profissionais da saúde comopsicologia, enfermagem, segurança do trabalho entre outras áreas da saúde.

Em nosso portfólio de atividades temos palestras interativas, apresentações eintervenções nos setores. Cada uma destas atividades são desenvolvidas porprofissionais especializados em suas áreas para justamente levar para seusfuncionários o que há de melhor e mais atual. 

 

Nossas unidades

Clique no ícone Segplan do estado que deseja para ver os dados de contato de nossas unidades.

mapa unidades segplan