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Previna o estresse no Home Office: Alerta para saúde mental

22/07/2021

O estresse no home office pode ser um grande agravante para a saúde mental do colaborador, previna as doenças ocupacionais no home office. Dificuldade de conciliar vidas pessoal e profissional e redução da renda contribuem para o aparecimento de problemas como estresse e burnout.

Há mais de um ano, mudanças significativas na vida profissional fizeram com que os brasileiros sentissem uma piora na carreira durante a pandemia de covid-19. Os impactos na saúde mental e na renda são os principais motivos, segundo uma pesquisa da consultoria de estratégia Oliver Wyman, feita com cerca de 4 mil pessoas. Para 32% dos entrevistados, esse sentimento negativo impera e ele é uma das causas que motivaram a busca por ajuda para tratar ansiedade ou depressão neste período de incertezas.

No levantamento da Oliver Wyman, estresse financeiro (23%) e estresse no trabalho (13%) foram os dois principais motivos para buscar ajuda no tratamento dessas condições da mente. Especialistas afirmam que a dificuldade de equilibrar vida pessoal e profissional no home office, com demandas exageradas e reuniões online intermináveis, desencadeia sintomas emocionais e insatisfações. Tudo isso coopera para que as pessoas estejam estressadas no trabalho, o que acende o alerta para a ocorrência da síndrome de burnout.

Para isso, se faz necessária uma relação saudável entre líderes e liderados, bem como uma atenção especial a sinais e sintomas de estresse e outras questões de saúde mental que, muitas vezes, passam despercebidos.

Listamos algumas pistas que podem indicar problemas de saúde mental e às quais líderes e funcionários devem ficar atentos, ainda mais em tempos de home office:

1. Ficar muito tempo nas reuniões com a câmera desligada;

2. Não interagir com a equipe como antes;

3. Semblante mais triste e inexpressivo;

4. Falta de cuidado com a aparência, quando é alguém que prezava por isso;

5. Discursos e fala mais tristes;

6. Queda na produtividade.

7 dicas de autocuidado no home office

A partir da suspeita ou mesmo identificação de má condição mental, as organizações podem adotar medidas para evitar recorrências. “A empresa deve ter esse foco em fornecer opções de cuidado para o seu colaborador e tornar isso uma rotina.” De forma individual, algumas orientações para fortalecer o autocuidado no ambiente de trabalho no home office, principalmente durante a pandemia, são:

1. Planeje a rotina, com horários regulares para acordar, dormir e fazer as refeições;

2. Não se descuide e mantenha o uso rotineiro de medicações, se for seu caso;

3. Faça pausas a cada hora, levante, ande um pouco e beba água;

4. Tente identificar o que está sentindo, se tem pensamentos negativos com frequência;

5. Procure formas de distração, como leitura, atividade física, meditação. Alguns aplicativos podem ajudar como guia;

6. Se informe por meio de fontes seguras, não por correntes enviadas em redes sociais;

7. Entenda que sentir medo e tristeza é normal, mas fique atento se esse quadro se prolongar.

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